Morre aos 96 anos Naomi Parker Fraley, inspiração do grande ícone do feminismo - NewPangea

Mulher

Morre aos 96 anos Naomi Parker Fraley, inspiração do grande ícone do feminismo

Morreu, no último sábado (20), Naomi Parker Fraley, de 96 anos, a mulher que inspirou um dos maiores símbolos do feminismo mundial.

Morre aos 96 anos Naomi Parker Fraley, inspiração do grande ícone do feminismo

Facebook

Naomi, que trabalhava em uma estação Naval na Califórnia, em 1942, serviu de modelo para a imagem de Rosie the Riveter, a mulher de lenço no pescoço, pose de empoderamento e a frase: "We Can Do It!" ("Nós podemos!").

Por muitos anos, a identidade da verdadeira Rosie foi uma controvérsia mas, em 2015, ela foi encontrada como a verdadeira Rosie the Riveter quando um professor da Seton Hall University conseguiu chegar até ela. Naomi disse que não queria fama nem fortuna, mas queria muito sua identidade reconhecida.

Em setembro de 2016, ela posou para a revista People, recriando a famosa imagem, no auge de seus 95 anos. "As mulheres desse país atualmente precisam de alguns ícones. Se elas acham que eu sou um, então fico feliz com isso", disse ela à publicação.

Naomi nasceu no dia 26 de aogsto de 1921, em Tulsa, no Oklahoma, Tulsa, e começou a trabalhar como garçonete em uma fábrica da Califórnia, que lhe permitiu se tornar uma das primeiras mulheres operárias antes do ataque japonês em Pearl Harbor, no final de 1941.

Aos 20 anos, em 1972, Naomi mostrou a um fotógrafo uma imagem sua na qual aparecia com um lenço vermelho na cabeça. O profissional, que visitava a Estação Aérea Naval, logo se tornou uma atração, sendo exibida em jornais e revistas em todo o país antes de chamar a atenção do artista J. Howard Miller, fazendo com que o cartaz de Rosie the Riveter chegasse em 1943.

No entanto, Fraley não foi identificada como a musa que inspirou Rosie porque outra mulher, chamada Geraldine Hoff Doyle, que trabalhou em uma fábrica em Michigan, foi considerada como Rosie the Riveter. Naomi só descobriu 30 anos depois que sua foto inspirou a famosíssima imagem.

"Eu não podia acreditar porque era eu na foto, mas havia o nome de outra pessoa na legenda: Geraldine. Fiquei espantado ", ela à revista People em 2016. "Eu só queria minha própria identidade. Eu não queria fama ou fortuna, mas queria minha própria identidade."

 

Resultado de imagem para naomi parker fraley

 

Com informações Revista QUEM e adaptação NewPangea

Gostou dessa publicação? Curta nossa página no Facebook

Facebook