Anitta entra na luta pela aprovação do PL 31 - NewPangea

Animais

Anitta entra na luta pela aprovação do PL 31

A luta contra a exportação de animais vivos é uma luta mundial, que envolve ativistas de diversos países

Anitta entra na luta pela aprovação do PL 31

Facebook

A cantora Anitta, que tem quase 30 milhões de seguidores no Instagram, postou uma mensagem no perfil do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de SP, Cauê Macris, em uma iniciativa que vem sendo elogiada por seus admiradores e ativistas da causa animal.

O post, que diz “Vamos Pautar o PL 31?”, pede que seja colocado em votação o Projeto de Lei 31/2018, também chamado de PL dos Bois, que prevê a proibição da exportação de animais vivos para fim de abate, um comércio que também é chamado de “boi em pé” e que acarreta muita dor, sofrimento e maus-tratos aos animais, além de prejudicar o meio ambiente e a economia de São Paulo.

“O que acontece com milhares de bois embarcados nos portos de Santos e São Sebastião, litoral de SP, é chocante”, afirma o deputado estadual Feliciano Filho (PRP), autor do projeto. “É sofrimento do começo ao fim por semanas, desde o embarque até a longa viagem de navio. Pouca gente sabe que, famintos e exaustos depois de atravessarem grandes distâncias dentro de um caminhão até o porto, eles ainda são severamente maltratados: apavorados com a situação, muitos deles se recusam a andar e então levam choques, chutes e pauladas para entrar no navio. Como a quantidade de animais é muito grande, o calor se intensifica. Com o balanço do mar caem no meio de um mar de fezes e não conseguem se alimentar direito. A exaustão, o estresse e a angústia aumentam muito e morrem por fraturas, por conta das quedas, estresse ou infecção! Muitos morrem antes de chegar ao destino!”

A luta contra a exportação de animais vivos é uma luta mundial, que envolve ativistas de diversos países. A apresentadora Luisa Mell, presente desde o início da campanha, tem frequentado as sessões da Alesp, gravado vídeos e falado do assunto em sua rede social. Um vídeo onde ela conversa com ruralistas presentes na Alesp e mostra imagens com os bois dentro do navio Nada no porto de Santos já rendeu mais de 1 milhão de visualizações no Facebook.

Imagem

Luisa Mell e Anitta em campanha pela adoção de animais (Reprodução)

Maria Clara Spinelli, Dado Dolabella, Ellen Jabour, Alexia Deschamps, João Vicente e Leci Brandão também se engajaram na campanha pelo PL 31, tanto participando de manifestações na Alesp, quanto manifestando-se em redes sociais. “Na quarta-feira houve um grande embate no plenário e o assunto foi, mais uma vez, o PL 31. Aliás, o PL 31 está pautando a casa há semanas. Os ativistas estão todo dia aqui e também temos grande maioria dos deputados a favor, mas os poucos que são contra ficam obstruindo e tentando postergar a votação, pois sabem que perderão no voto,” explicou Feliciano. “Enquanto estamos aqui discutindo, milhares de bois estão sofrendo e morrendo dentro dos navios. Estão tentando nos cansar, mas não vamos desistir nunca!”.

Em fevereiro deste ano, por decisão judicial, uma veterinária foi enviada para dentro de um navio-boiadeiro que estava atracado no Porto de Santos. Ela retratou o que viu por meio de um laudo de 37 páginas e 47 fotos que não deixam dúvidas sobre a situação caótica dos animais já cobertos de fezes.

Ela escreveu: “Com base nos fatos relatados, observados mediante entrada e inspeção das instalações de embarcação marítima voltada para confinamento e transporte de animais por longas distâncias para recria, engorda e abate no exterior, opino que são abundantes os indicativos que comprovam maus-tratos e violação explícita da dignidade animal, além de ultrapassar critérios de razoabilidade elementar as cinco liberdades garantidoras do bem-estar animal. Tenho entendido, portanto, de que a prática de transporte marítimo de animais por longas distâncias está intrínseca e inerentemente relacionada à causação de crueldade, sofrimento, dor, indignidade e corrupção do bem-estar animal sob diversas formas”.

Com informações Anda e adaptação NewPangea

Gostou dessa publicação? Curta nossa página no Facebook

Facebook