Roupa Livre: projeto incentiva pessoas a trocarem peças em vez de comprar - NewPangea

Moda

Roupa Livre: projeto incentiva pessoas a trocarem peças em vez de comprar

Iniciativa conta com mais de 6000 pessoas envolvidas e já promoveu diversos encontros e eventos.

Roupa Livre: projeto incentiva pessoas a trocarem peças em vez de comprar

Facebook

Ano após ano as chamadas tendências da moda se reinventam, oferendo novas opções de peças de roupa e acessórios ou mostrando um novo jeito de usar o que um dia já foi sucesso nas ruas e passarelas. O que mudou de uns tempos para cá foi o fato de que padrões de vestimentas adotados pela grande maioria se tornaram mais flexíveis por diversas razões, o que acabou transformando a definição de “moderno” e “ultrapassado” em conceitos abstratos.

Seguindo a reflexão, em um de seus encontros esporádicos de fim de semana, as amigas Mari Pelli, Gabi Mazepa e Elisa Dantas acabaram descobrindo uma ideia que depois seria transformada em uma grande iniciativa ligada à causa. Com o Slogan “A gente não precisa de roupas novas. A gente precisa de um novo olhar”, nascia o projeto Roupa Livre, que incentiva as pessoas a desenvolverem uma relação mais consciente com o consumo de roupas.

Basicamente, o Roupa Livre é um movimento aberto que cria alternativas à forma descartável de consumir roupas, através da promoção de encontros, eventos e até mapeamento de outras iniciativas, com o objetivo de fazer com que o indivíduo, não satisfeito com o seu guarda-roupa, encontre uma opção de traje com o seu estilo no armário de outra pessoa (vice-versa).

Através do aplicativo do Roupa Livre, o usuário pode encontrar pessoas interessadas em fazer a troca de roupas usadas, além de acessar todos os outros recursos disponíveis no site da projeto.

Desta forma, o projeto acredita que mudar a maneira como as pessoas se relacionam com suas próprias roupas pode fazer com que novos hábitos de consumo sejam aprendidos. Para se ter uma ideia, atualmente o Roupa Livre é um projeto que já conta com mais de 6000 pessoas envolvidas, que se reúnem através de reuniões, encontros e até oficinas de “re-roupa”.

 

04.png

 

Com informações Pensamento Verde e adaptação NewPangea

Gostou da ideia? Compartilhe ;)

Gostou dessa publicação? Curta nossa página no Facebook

Facebook